O Cavaleiro da Dinamarca

12-03-2018

Trabalho realizado por João Rebhan, do 8.º Ano, turma C.

Elementos Paratextuais

  • Título: O Cavaleiro da Dinamarca 
  • Autor: Sophia de Mello Breyner Andresen 
  • Ilustrações: Armando Alves 
  • Editora: Porto Editora 
  • N.º páginas: 56 

Sophia de Mello Breyner Andersen 

Sophia de Mello Breyner Andresen (6 de novembro de 1919 -2 de julho de 2004). Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século xx e a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. O seu corpo está no Panteão Nacional desde 2014 e tem uma biblioteca com o seu nome em Loulé.

Resumo

Este livro conta a história de um Cavaleiro que vivia com a sua família numa floresta na Dinamarca. Decidiu que iria partir em peregrinação à Terra Santa para rezar na gruta onde Jesus de Nazaré tinha nascido e comunicou isso aos seus parentes na noite da ceia de Natal. Prometeu-lhes também que, daí a dois anos, estaria novamente com eles para comemorar o Natal. Assim, na primavera seguinte partiu, chegando à Palestina onde visitou os locais que estavam relacionados com Jesus.

Quando voltava para a sua terra natal, enfrentou uma terrível tempestade o que fez com que ficasse em vários locais, tendo, assim, a oportunidade de conhecer novos sítios como Ravena, Veneza, Florença e Génova. Além disso, também se proporcionou o facto de fazer novos amigos. Após vários incidentes, terá O Cavaleiro conseguido concretizar o seu objetivo, isto é, chegar a casa como prometera à sua família?

Reflexão

O maior ensinamento que tiro deste livro é, sem dúvida, o aprender a ser persistente e a nunca desistir perante as dificuldades da vida. Devemos acreditar que ao virar da curva poderá estar aquilo que nós tanto procuramos. Este livro ensina-nos a ter fé, a ser amigo dos nossos amigos e a nunca desistirmos do nosso objetivo.