O irmão de Joana

26-02-2018

Trabalho realizado por José Pedro Caldas, da turma C, do 8.º ano.

Elementos paratextuais

  • Título: O irmão de Joana
  • N.º de páginas: 116
  • Ilustrações: Nuno Fonseca
  • Editor: DIFEL 82 - Difusão Editorial, S.A.
  • Composição: Estúdios Difel
  • Capa: Esfera-Publicidade, Lda.

Biografia

Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular. Tem vários livros editados nomeadamente, Gaspar & Mariana, A Fonte dos Segredos, O guarda da praia, O incendiário misterioso, A Lua de Joana, este editado também na Alemanha e na Bulgária. É ainda, com Maria do Rosário Pedreira, coautora da Coleção "O Clube das Chaves" da qual se publicaram 21 volumes, a maioria dos quais com várias reedições.

Reflexão

Apesar da passagem inevitável do tempo e da aparente mudança das mentalidades, o tema do racismo é bastante atual. O preconceito e o racismo continuam, ainda, bastante presentes.

Com esta história, concluo que é importante ter em atenção que o racismo pode e vai afetar, certamente, as pessoas vítimas deste ato (por exemplo, o caso de Domingos). Os comentários racistas deixavam-no nervoso e violento e, muitas vezes, chegava a agredir quem fazia troça dele. Como tudo na vida , os nossos atos têm consequências e Domingos não foi uma exceção à regra. Os seus comportamentos violentos levaram-no para um colégio de correção (Alta Vista), durante três longos meses. Aí se apaixonou por Noor, apesar de ela pertencer a outra etnia(1). O facto de ele ser angolano não afetou o relacionamento entre os dois.

Através da leitura deste livro, aprendi que todos somos iguais independentemente da cor de pele ou do país de origem. Parece-me que, mais importante do que saber que existem pessoas diferentes de nós, é saber aceitar essa diferença e convertê-la em algo bom e positivo. Desta forma, podemos criar uma onda mais assertiva, onde todos somos iguais em deveres e direitos.


1) Etnia: Agrupamento de famílias numa área geográfica cuja unidade assenta numa estrutura familiar, económica e social comum e numa cultura comum.